quinta-feira, 24 de setembro de 2009

OS 12 melhores aplicativos da segundo a Macworld

No mês em que a App Store comemora seu primeiro aniversário, a equipe norte-americana da Macworld fez um levantamento para identificar quais aplicativos se destacaram pela qualidade, inovação e popularidade.

Não foi um trabalho fácil. A loja de aplicativos da Apple já contabiliza mais de 65 mil títulos em apenas 12 meses, o que torna difícil lembrar aqueles que fizeram da App Store um fenômeno mundial no mercado de aplicativos para smartphones. Em apenas um ano, a App Store registra 1,5 bilhão de downloads de aplicativos.


Foram selecionadas 12 aplicações - nem todas disponíveis na App Store (algumas não foram aprovadas pela empresa pelos mais diversos motivos), e mesmo aquelas que estão lá podem não ser oferecidas na versão brasileira do serviço.


Amazon Mobile (gratuito; indisponível no Brasil)


Talvez a mais famosa loja virtual de comércio eletrônico, a Amazon.com pode ser acessada facilmente por qualquer navegador. Mas a empresa quis facilitar a vida de seus compradores lançando o Amazon Mobile. O aplicativo permite o rápido acesso à descrição de produtos, bem como efetuar as compras sem a necessidade de informar sempre os mesmos dados de entrega e de pagamento ao adquirir um novo produto. Destaque também para o Amazon Remembers: basta que o usuário tire uma foto de qualquer produto que deseja comprar que o aplicativo se encarrega de enviar mais informações do produto, bem como preços e possíveis vendedores.


amazonmobile.jpg


Cydia (gratuito)


O Cydia é um aplicativo que desbloqueia a maioria das funções do iPhone e do iPod touch. Além de permitir a instalação de ferramentas que liberam o acesso a todo o conteúdo de ambos os eletrônicos da Apple, o Cydia libera a instalação de aplicativos com conteúdo não oferecido pela App Store. O aplicativo ainda desbloqueia o download de vídeos no YouTube, permite a gravação de vídeos em iPhone de versões anteriores ao 3GS), customização de interfaces do aparelho e muito mais.


cydia.jpg



Flight Control (99 centavos de dólar; indisponível no Brasil)


O iPhone se tornou um concorrente potencial para o Nintendo DS e o Sony PSP. O Fligh Control é um jogo desenvolvido para o iPhone e iPod touch e cujo objetivo é fazer o jogador agir com um controlador de voo, assegurando que aeronaves de todo tipo possam pousar no tempo correto e sem colisões. São duas pistas para pousos e decolagens, além de um heliporto. Conforme as missões vão avançando, novos aviões aparecem e tornam a tarefa cada vez mais difícil. Tome cuidado para não se viciar.


flightcontrol.jpg


iFart Mobile (99 centavos de dólar)


É incrível a variedade de aplicativos encontrada na loja de aplicativos da Apple. Este talvez não seja um aplicativo tão relevante, mas faz sucesso entre a garotada. O iFart Mobile simula diversos tipos de arrotos. Basta que a pessoa selecione uma das opções de arroto, apertar o botão, e “burp”. Por motivos óbvios, o aplicativo não teve destaque no evento para desenvolvedores da Apple, mas quando foi lançado fez muito sucesso.


ifart.jpg


Koi Pond (99 centavos de dólar)


O Koi Pond foi um dos aplicativos mais vendidos no ano de 2008, ainda que muitos considerem-no um total desperdício de dinheiro. O programa simula a visão que se tem de um aquário de carpas, com uma visão muito realista dos peixes e tudo o mais. É um bom passatempo para quem procura alguma distração. Rico em detalhes, basta tocar na tela para criar ondulações na água e efeitos sonoros diferentes.

koipond.jpg


MLB.com At Bat (10 dólares - tem versão lite, gratuita; indisponível no Brasil)


O aplicativo oficial da liga norte-americana de baseball é um exemplo de como bons softwares podem evoluir em um curto espaço de tempo. Em sua primeira versão, o programa mostrava ao vivo a pontuação dos jogos e informações de campeonatos. Depois da primeira atualização, a MLB.com anunciou a possibilidade de sintonizar rádios para que os usuários ouvissem os jogos e acompanhassem o jogo com mais informações na tela. Recentemente, com o novo sistema operacional 3.0 do iPhone, ficou possível assistir aos jogos por meio de streaming (vídeo transmitido pela internet) dos jogos de baseball. De acordo com a MLB.com, até dois jogos podem ser assistidos gratuitamente de uma só vez.


mlb3.jpg


Movies (Gratuito; indisponível no Brasil)


O aplicativo Movies, da Flixster, seleciona os filmes que estão fazendo mais sucesso no cinema. Se você estiver na dúvida de que película assistir, o programa oferece uma lista completa de filmes, com notas de usuários, comentários, resenhas e muito mais. Movies é um bom exemplo de um aplicativo que agrupa várias informações em um só lugar. É possível fazer a interação com usuários cadastrados na rede social Facebook e buscar lançamentos de filmes em DVDs. A interface do programa é bem simples e fácil de usar.


moviesflixster.jpg


Postage (Gratuito)


A RogueSheep lançou o Postage com a missão de facilitar a criação de cartões postais virtuais. Com este aplicativo os usuários poderão capturar imagens com a câmera do aparelho, diretamente do Postage, ou selecionar uma imagem existente. O programa permite que as imagens sejam ajustadas e posicionadas por meio dos gestos de dedos do iPhone, e que os usuários escrevam mensagens no postal e possam enviar para quem quiser por e-mail.

postage.jpg


Remote (Gratuito)


O Remote é um aplicativo gratuito da Apple que transforma o iPhone ou iPod touch num controle remoto. Você poderá controlar a biblioteca virtual do iTunes do seu computador ou a programação da Apple TV diretamente no smartphone. Por não usar infravermelho, e sim rede Wi-Fi, o controle dos equipamentos poderá ser feito a partir de qualquer ponto coberto pela rede sem fio.


remotescreen.jpg


Rolando (5,99 dólares - tem versão lite, gratuita; indisponível no Brasil)


Rolando é um jogo clássico no qual tudo que se tem de fazer é mover peças de um ponto A para o ponto B, ultrapassando obstáculos, coletando itens e evitando as ameaças das criaturas do mal. Cada fase é um desafio diferente. O jogo tira proveito de quase todas os recursos oferecidos pelo iPhone. Os jogadores poderão aproveitar o acelerômetro e movimentar os objetos de acordo com as posições do aparelho. Para outros movimentos basta que o jogador toque na tela e descubra novas funções. Uma nova versão do game já foi lançada, mas a original ainda faz muito sucesso. O jogo é desafiador e um vício para amantes de jogos portáteis.


rolando.jpg


Shazam (Gratuito; indisponível no Brasil)


O Shazam usa uma tecnologia que reconhece partes de uma música e a identifica para o usuário. De acordo com a empresa, o aplicativo já foi baixado mais de 20 milhões de vezes, e seu grande destaque está na identificação de faixas musicais. Basta que o usuário aproxime o iPhone de alguma música que esteja sendo executada no rádio ou na tv e o aplicativo localiza na internet qual música está sendo reproduzida e, em alguns casos, letra da música, clips no YouTube e biografia e discografia do artista.


shazam.jpg


Twitterrific (Gratuito) e Tweetie (2,99 dólares)


Os aplicativos clientes do microblog Twitter estão cada vez mais populares na internet. Os desenvolvedores Atebits e Iconfactory lançaram soluções que deixam o Twitter cada vez mais próximo aos usuários. As atualizações podem ser feitas de qualquer lugar, com o iPhone ou iPod touch, e são fáceis de usar. Existem diferentes versões dos aplicativos. Algumas gratuitas com funções básicas e outras pagas, porém com recursos extras. A versão Premium do Twitterrific, por exemplo, custa 3,99 dólares.


twitterrific.jpg

ya97rm6x35

Nenhum comentário: