quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Field Runners

img_0003

Field Runners é um jogo de tower defence. Nele você deve defender sua base dos inimigos construindo e evoluindo torres. Ao todo são 4 tipos de torres:

- Gatling Tower ($5): Uma torre de ataque rápido e contínuo, porém, de curto alcance

- Goo Tower ($10): Uma torre de alcance médio, pouquíssimo dano, mas diminui a velocidade do inimigo

- Missile Tower ($20): Uma torre de longo alcance, dano em área (explode e atinge mais de 1 inimigo ao mesmo tempo)

- Tesla Tower ($70): Uma torre de dano em massa (ataca vários inimigos ao mesmo tempo) e médio alcance

Cada torre tem um valor para ser construída (os valores estão entre parênteses acima). As torres, após construídas, ainda podem ser evoluídas até 2x, para causarem mais dano e cobrirem um raio maior.

img_0011

Basicamente o que você deve fazer é impedir que os inimigos passem por todo o campo de batalha e cheguem até sua base. Os inimigos são variados, e ao todo são 100 rounds, cada um mais difícil que o anterior. No começo, apenas poucos soldados tentarão a proeza de invadir sua base, e 1 ou 2 torres bastarão para dar conta do recado, mas com o tempo, mais e mais inimigos dos mais diferentes tipos virão de uma só vez. São pequenos soldados, soldados maiores, guerreiros armados, carros, motos, tanques, helicópteros, balões, etc.

A cada rodada, você tem alguns segundos para comprar mais torres, atualizar as já existentes e se preparar (na verdade você pode fazer isso a qualquer momento, inclusive no meio do combate), mas você pode pausar o jogo a qualquer momento para re-planejar sua estratégia.

A interface é bastante limpa e direta, e ao iniciar um jogo, você receberá instruções de para que serve cada botão.

img_0006

Ao todo, são 20 vidas disponíveis. Cada inimigo que consegue atravessar o campo e chegar à sua base, você perde 1 delas. O objetivo é conseguir sobreviver aos 100 rounds.

O jogo é estratégico e você deve posicionar cada torre de forma a impedir a passagem direta de seus inimigos, tentando fazê-los andar o máximo possível pela tela e passar o máximo de vezes ao lado de suas torres. Desta forma, com poucas torres, você poderá destruí-los facilmente. Um bom exemplo é fazer um zigue-zague na tela, mas cada jogador possui suas próprias estratégias.

É necessário que o jogador também pense sobre qual torre colocar em qual lugar. Uma sequência de torres de dano alto, por exemplo, pode destruir um balão voador facilmente (por se tratar de um inimigo lento), mas pode não dar conta do recado caso uma fila de motocicletas venha de uma só vez (inimigos rápidos e numerosos). O ideal é utilizar as torres “Goo” (que diminuem a velocidade do inimigo) em certos locais estratégicos, fazendo com que seus inimigos fiquem o maior tempo possível expostos ao dano direto. A atualização de torres também deve ser feita de forma sensata, primeiro nas torres mais importantes, desta forma, economizando dinheiro para futuros upgrades e novas construções.

img_0009

Com 2 dedos em forma de pinça, você poderá aumentar ou diminuir o zoom em áreas da tela, facilitando a colocação de torres nos locais mais complicados.

img_00051

O jogo conta com 3 níveis de dificuldade (fácil, médio e difícil) e 2 mapas (versão analisada: 1.1.1), mas os desenvolveres já prometeram novos mapas em futuras versões. O sistema de ajuda também é bastante completo e possui um tutorial passo a passo. No primeiro mapa, você deve impedir que os inimigos venham do lado esquerdo da tela e que entrem na sua base no lado direito. Já no segundo mapa, inimigos virão tanto de cima quanto da esquerda, tentando invadir suas bases em baixo e na direita (um mapa em forma de cruz).

Os sons estão bem trabalhados e tornam o jogo ainda mais divertido e atraente. Após chegar até o nível 50 em cada mapa, o jogador libera o modo “endless”, que permite jogar sem um número fixo de rodadas. O jogador continua mesmo após a rodada número 100 e defende sua torre o máximo possível até morrer. O computador cria sequências aleatórias de inimigos à partir no nível 101 automaticamente, sempre aumentando a dificuldade gradativamente. Diversão garantida por muito tempo.

Sem dúvida um jogo que vale cada centavo (é vendido por $4.99), visto que proporciona diversão por muito e muito tempo. Mesmo quando você encerra o aplicativo, o progresso é automaticamente salvo, permitindo que você possa jogar em qualquer lugar e continuar mais tarde.

Seria interessante que tivéssemos mais mapas, mas é provável que o desenvolvedor libere um novo a cada update (na primeira versão do jogo era apenas 1 mapa, hoje já são 2).

Nenhum comentário: