quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Como usar seu Iphone profissionalmente

Embora neste post falarei do iPhone, estes aplicativos também rodam no iPod Touch. O iPhone é conhecido por ser um celular bacana e descolado, usado por pessoas que gostam de entretenimento em geral. E não é à toa, ele é um iPod fantástico, navegador, vídeo game, youtube, álbum de fotos, etc.

No entanto, hoje iremos conhecer alguns softwares que podem facilmente transformar seu iPhone em uma poderosa ferramenta de trabalho. Sem mais demoras, vamos ao que interessa:

Inicialmente, o iPhone já trás algumas ferramentas importantíssimas para profissionais. Primeiramente um cliente de e-mail de excelente qualidade. Se você utiliza servidores Exchange, e-mails do Yahoo internacional ou Mobile Me, terá o recurso PUSH, que faz com que seus e-mails cheguem instantaneamente (cerca de 5 segundos depois de terem saído) ao seu iPhone. Nada de configurar mais seu aparelho para receber e-mails de X em X minutos. Trocar e-mails se tornou praticamente um chat.

Outro software muito importante é o calendário, que te permite armazenar facilmente todos os seus compromissos e configurar alarmes. Temos ainda o Safari para navegar na internet de qualquer lugar, uma agenda completíssima (com todos os dados possíveis, como nome, sobrenome, apelido, foto, empresa, cargo, departamento, endereço, telefones, e-mails, messengers, data de nascimento, etc) e mapas com GPS. O iPhone ainda conta com um aplicativo básico para checar preços de papéis no mercado acionário e uma calculadora (normal e científica), tudo isso além é claro da função telefone. Agora vamos conhecer alguns excelentes aplicativos de terceiros para transformar seu iPhone em uma poderosa ferramenta de trabalho.

Finanças: Gerenciar as finanças é sempre importante, tanto de uma empresa quanto as pessoais. E é aí que entra o PocketMoney, um gerenciador de finanças fantástico. Nele você pode cadastrar quantas contas quiser, sejam elas corrente, poupança, cartão de crédito, dentre outras. Cadastre todas as transações facilmente, transfira recursos de umas para as outras e veja estatísticas detalhadas de suas receitas e despesas. O programa ainda está em português e possui tutoriais interativos, e trabalha com qualquer moeda. Você pode inclusive trabalhar com mais de uma moeda na mesma conta, pois o programa atualiza na hora a cotação.

494170

Bancos de Dados: É importante para um profissional que este tenha um banco de dados à sua disposição sempre que precisar. Um banco de dados pode guardar informações como clientes, jobs, pacientes, consultas, compromissos, tarefas, fornecedores, etc. O HandBase oferece tudo isso de forma simples e funcional. Baixe dentre centenas de bancos de dados prontos ou crie o seu próprio do zero facilmente.

419668

Organização Pessoal: Controlar seu tempo, suas tarefas, reuniões e compromissos não é nada fácil. Para isso existe o Things, um Organizador Pessoal baseado no método GTD. Crie notas rapidamente de todos os seus compromissos, tirando este peso de sua cabeça. Depois disso, com mais calma, organize tudo isso por projetos e prioridades. Livre sua cabeça de lembrar de tudo e guarde sua energia para o que realmente interessa. Se você usa Mac, pode obter ainda a versão para desktop do Things. Os programa sincronizam automaticamente via rede WiFi. Outra opção é o OmniFocus, que também partilha do mesmo método GTD, mas é um pouco mais complexo que o Things, e também sincroniza com seu computador.

971781

Anotações: Muitas vezes é importante guardar uma nota rapidamente, seja uma observação para lembrar em uma reunião, seja um produto que você viu na vitrine e o considera uma necessidade. O Evernote te permite criar notas de texto, à partir de fotos e notas de áudio. Imagine que você precisa lembrar de um produto, você pode fotografá-lo e salvar como uma nota facilmente. Pode ainda gravar uma mensagem de voz para ouvir mais tarde. Além disso, o Evernote ainda consegue detectar texto nas fotos tiradas e indexá-lo na busca. Isto torna deste programa particularmente interessante em eventos, ao receber muitos cartões de visita. Você pode fotografá-los e colocar algumas observações, e depois buscar pelo nome da pessoa ou mesmo da empresa, que o Evernote detecta com base na foto. O programa ainda conta com uma versão para PC e uma para Mac, desta forma você poderá ainda criar notas no seu computador e sincronizar tudo via internet.

796108

Armazenamento de Arquivos: Armazenar arquivos no seu celular e poder acessá-los de qualquer lugar é muito bom. Revisar aquela apresentação no taxi, ler aquele documento, analisar aquela planilha, etc. Com o Air Sharing, você pode facilmente passar qualquer arquivo para seu iPhone via rede WiFi. O programa ainda te permite abrir e ler os arquivos em qualquer lugar e suporta os formatos mais conhecidos, como Word, Power Point, Excell, Pages, Numbers, PDF, TXT, RTF, imagens, etc). Outra opção muito interessante é o FileMagnet, com os mesmos recursos mas com uma interface mais bonita e método de transferência mais intuitivo.

imagem1

Mensagens Pessoais: O uso de mensageiros instantâneos se torna cada vez mais frequente no mundo corporativo, mas infelizmente o iPhone não permite que aplicativos de terceiros rodem em background. Isso significa que para ficarmos online em algum instant messenger (seja Windows Live, ICQ, Gtalk, Jabber ou outro) precisamos manter o aplicativo aberto, tornando impossível o uso de outros recursos do iPhone.

O BeejiveIM é um software de instant messenger fantástico, que além de suportar os principais protocolos de mensagens instantâneas, te mantém online em um servidor intermediário mesmo com o software fechado (e até o iPhone desligado). Você pode ficar online com o aplicativo fechado por até 24h consecutivas. Além disso, você pode configurar alertas, de forma que o servidor te envie e-mails sempre que novas mensagens chegarem. Quando você configura o recurso em um e-mail com suporte à tecnologia PUSH (e-mails do Yahoo, Mobile Me, ou servidores Exchange), a notificação é imediata, permitindo que você receba mensagens mesmo com o programa fechado.

720439

Contatos Comerciais: O LinkedIn é uma comunidade virtual completa, mas apenas de profissionais. Lá você pode fazer novos contatos, criar depoimentos para colegas, receber indicações de clientes, participar de grupos de discussão, fazer e aparecer. É muito interessante para profissionais autônomos e empresas. O LinkedIn está disponível em um aplicativo para iPhone também, trazendo toda a facilidade para a palma da sua mão.

429040

Controle de Tempo: Alguns profissionais cobram por hora. É o caso dos que trabalham com suporte técnico, administração de rede, programação, dentre outros. O TimeLogger é uma ferramenta fantástica que lhe permite monitorar seu tempo e separa tudo por projetos. Antes de iniciar um trabalho, avise o programa, e faça o mesmo quando terminar. Caso você se esqueça de iniciar ou parar o contador, sem problemas também, você pode definir a hora de início e término. Ao terminar, envie os relatórios por e-mail para seu cliente no formato CSV (que pode inclusive ser aberto no Excell).

imagem4

Conversão de Unidades: Converter unidades é tarefa necessária para inúmeras profissões. Engenheiros, arquitetos, designers, artistas, músicos e até médicos são alguns exemplos. O A2Z Pro, te permite converter praticamente qualquer coisa. Além de vir com diversas escalas de conversão, você poderá conectar-se na internet e fazer o download de dezenas de outras. Não o bastante, o programa lhe permite cadastrar suas próprias unidades, e colocar as fórmulas de conversão, tornando este o aplicativo de conversão de unidades definitivo.

735297

Desktop Remoto: Administradores de sistemas e de redes necessitam efetuar login remoto com frequência. O MochaVNC e o Remote Desktop te permitem. O Remote Desktop se conecta remotamente em máquinas Windows, e o MochaVNC, como o próprio nome sugere, usa a tecnologia VNC, que pode rodar tanto em Windows, como Mac OSX e Linux. Veja a tela do computador no seu iPhone, controle-o de qualquer lugar de forma gráfica.

362053_3

CRM: Uma das plataformas de CRM corporativo mais utilizadas no mundo é o SugarCRM. Ele possui módulos para gerenciamento de empresas, divisões, contatos, prospects, oportunidades, ocorrências, campanhas de marketing, projetos, documentos, agenda e histórico. Com o iSugarCRM, você poderá se conectar à essa plataforma facilmente, e com uma interface bem trabalhada e otimizada para o iPhone.

878814

e-Books: Os e-books são muito populares principalmente entre profissionais da área médica e do direito. É muito vasta a coleção de livros disponível de forma digital nestas áreas, mas também existem livros de todos os gêneros. O iSilo é um software que já tem vasta experiência entre os PDAs, e está agora disponível para iPhones. Ele te permite ler com conforto livros em formato PDB (dentre outros), e copiar os arquivos via rede WiFi. Outra opção é o Stanza, que além de contar com um imenso catálogo virtual para download imediato de e-books (coisa que o iSilo também oferece), possui ainda uma ferramenta desktop, que permite a conversão de documentos (sejam PDFs ou documentos do Word) para e-books e transferência para o iPhone. Nada melhor para um advogado, por exemplo, do que ter a legislação completa no seu bolso.

956128

Bolsa de Valores: Para acionistas da bolsa de valores, informação é dinheiro, e tempo também. Com o aplicativo da Bloomberg, você poderá acompanhar em tempo real as cotações de qualquer ação, além de visualizar gráficos por períodos. Configure os papéis que mais lhe interessam, acompanhe as oscilações e notícias específicas. Ao entrar na página de um papel, você pode imediatamente visualizar todas as últimas notícias que tenham algum tipo de efeito sobre o papel. Existem também alguns aplicativos já para homebroker, mas todos de corretoras internacionais até o momento.

941097_2

Economistas: Economistas necessitam de calculadores que em nada se assemelham com as convencionais, usadas por nós mortais. Existem diversos softwares de calculadoras para iPhone, como o 12C Platinum, 12C Classic, 12C Lite RPN, Fin-12C, Calc-12E, dentre diversas outras. Todos os modelos da HP estão disponíveis (lançados não pela HP, mas são idênticas). São calculadoras para fazer cálculos complexos, como juros compostos.

988414

Administração de Redes: Administradores de rede devem ter acesso aos seus servidores em qualquer lugar. Alterar um arquivo de configuração, reiniciar um serviço, monitorar os sensores, configurar contas de usuários e muito mais podem ser feitas através de conexões SSH, e para isto existe o TouchTerm SSH. O programa ainda pode criar chaves criptografadas para aumentar a segurança nas conexões.

468040_2

Médicos: Existem diversos aplicativos atualmente disponíveis para profissionais da área médica. Já existe uma categoria especial para eles na App Store. Os utilitários vão desde ferramentas para controle de pacientes até enciclopédias do corpo em 3D. Um bom exemplo é o Epocrates que é uma verdadeira enciclopédia de medicamentos. O banco de dados está sendo cada dia aumentado mais e mais. Outro exemplo é o Netter’s Anatomy, uma biblioteca imensa de ilustração sobre anatomia, ideal para estudantes e profissionais. Você ainda encontra programas para testes oftalmológicos e diversos outros.

imagem11

Segurança: Profissionais de segurança devem estar sempre antenados nas suas câmeras de vigilância. Com o iRa Pro, você poderá monitorar de qualquer lugar toda a movimentação de suas câmeras de segurança (câmeras IP).

676977

São muitos os aplicativos para profissionais já disponíveis na App Store, e muitos ainda virão. Este são apenas alguns que foram separados, mas você pode caçar diversos outros. Isso mostra que o iPhone é um Smart Phone que veio não apenas para proporcionar lazer e diversão (além de funcionar como um celular), mas também para ser usado no meio profissional.

Nenhum comentário: