quarta-feira, 23 de setembro de 2009

12 Aplicativos Uteis para Iphone

A App Store abriu caminho para um novo mundo de aplicativos no iPhone e no iPod touch rodando o software 2.0, muitos deles gratuitos e tantos outros pagos - 10 dólares é a média dos preços, com alguns mais caros e outros mais baratos. Selecionamos 12 deles para te orientar na escolha dos programas para instalar no seu novo iPhone 3G ou no iPod touch.

Os links para download na App Store estão no nome dos produtos.

Sketches
Você pode criar bigodes virtuais nas fotos tiradas pelo seu iPhone com o Sketches, um aplicativo de 6 dólares que permite desenhar em qualquer imagem que você tirar com a câmera ou tiver em sua galeria de fotos. Use diversas cores e pinceis para desenhar, inserir formas geométricas e clip arts, e até adicionar uma foto da web ou um mapa da sua localização atual (bom para dar instruções). Ao terminar, envie para a web ou salve em um álbum de fotos do iPhone.

NYTimes
O aplicativo gratuito para iPhone leva as páginas do jornal norte-americano para o iPhone. O software traz conteúdo dos últimos sete dias do jornal, e você pode ler as histórias em modo retrato ou paisagem, e até realizar buscas por artigos publicados.

Texas Holdem
Existem poucos games de pôquer para iPhone, mas o Texas Holdem, da própria Apple, vai ser difícil de ser superado. O programa custa 5 dólares e permite jogar pôquer contra oponentes computadorizados (igual à versão para iPod) ou disputar com até oito amigos via Wi-Fi. Ao mover seu iPhone ou iPod touch, você pode alternar entre a visualização de primeira pessoa ou por cima da mesa. Os gráficos são incríveis (o que explica o download de 128 MB) e pequenos detalhes como pôsteres do iMac original nas paredes completam o game.

Exposure
Buscando um modo fácil de mostrar suas fotos no Flickr? E que tal explorar as fotos mais recentes tiradas por seus amigos e a comunidade online do Flickr? Então use o Exposure, da Connected Flow, em seu iPhone ou iPod touch. Ele tem uma versão gratuita com anúncios e uma paga que custa 10 dólares. A página principal mostra suas fotos como uma lista, e botões pela tela permitem explorar as imagens recentes dos amigos e da comunidade. Mas a opção mais intrigante é a Near Me, que usa sua locação atual para buscar imagens marcadas com as coordenadas de latitude e longitude próximas.

OmniFocus
Você usa um gerenciador de tarefas no Mac para se organizar, e o OmniFocus leva esse conceito para o iPhone. O programa permite adicionar, ordenar e marcar as tarefas completas no aparelho, alem de sincronizar dados com servidores para manter a mesma lista no telefone e no Mac. E também usa a capacidade de marcar a localização do iPhone para que você crie listas baseadas em coisas próximas (como encontrar lojas, por exemplo). O programa custa 20 dólares.

Circulator
Para que perder tempo tentando lembrar para quem você emprestou coisas se seu telefone pode cuidar disso? Esse é o conceito do Circulator, aplicativo de 6 dólares da The Coding Monkeys que lista as coisas que você emprestou livros, DVDs e até dinheiro, além de controlar as datas e enviar SMS cobrando os devedores.

PCalc
A PCalc, criada pela TLA Systems, é um programa de 10 dólares que transforma seu iPhone ou iPod touch na calculadora científica mais cool que existe. Na vertical, é uma calculadora padrão, embora conte com conversões, constantes e mais. Na horizontal, ela vira uma calculadora científica completa, com direito até a uma fita de papel simulada.

Band
O Band, demonstrado aos montes durante a WWDC, é uma coleção de instrumentos musicais virtuais que permite tocar música com a tela sensível ao toque do iPhone, incluindo bateria, baixo, piano e uma guitarra elétrica de blues. Grave, sobreponha e remixe os instrumentos para criar uma faixa final. O aplicativo inclui ainda aplausos da audiência para te incentivar a se sentir como um rockstar e resposta visual quando você puxa uma corda do baixo, ela vibra na tela.

Enigmo
Poucas vezes um programa ganha um prêmio antes de ser lançado, e é o caso do Enigmo, da Pangea Software. A versão para iPhone do clássico para Mac levou um prêmio de design da Apple na última WWDC, e ao ver o game rodando em um iPhone você irá entender a razão. O puzzle de 10 dólares requer que você leve um fluxo de líquidos do ponto A ao ponto B enfrentando objetos e obstáculos - e são 50 níveis. Enigmo usa ao máximo a interface multitoque do iPhone.

FileMagnet
O iPhone é um ótimo comunicador portátil e reprodutor de mídia, mas não tão bom dispositivo de armazenamento de dados. O FileMagnet, da Magnetism Studio, custa 5 dólares e é uma solução inteligente para carregar arquivos no iPhone ou iPod touch e visualizar seu conteúdo sem precisar usar cabos para transferir arquivos. Tudo que você precisa é uma rede Wi-Fi comum ao Mac e ao iPhone: abra o cliente no Mac, o programa no iPhone e comece a transferir arquivos. O FileManager é compatível com formatos padrão para documentos, imagens, áudio e filmes.

Remote
Não é surpresa que o Remote, da Apple, tenha se tornado de início um dos aplicativos gratuitos mais baixados da App Store. O programa transforma a tela sensível ao toque no melhor controle remoto já visto para controlar a Apple TV ou acessar a biblioteca do iTunes pela sua rede Wi-Fi. Sua interface lembra o próprio iPod, e dá acesso direto aos arquivos e listas de reprodução, além de permitir buscas rápidas. E apesar de funcionar bem com o iTunes, é melhor ainda com o Apple TV.

Twitterrific
Versão para iPhone do aplicativo de Mac para o serviço Twitter, o Twitterrific permite publicar e ler mensagens enviadas de qualquer lugar. O programa se integra ainda com o twitpic.com, que permite enviar fotos com a URL em uma mensagem do Twitter. Um navegador integrado permite clicar nos nomes ou hiperlinks e visualizar o conteúdo sem sair do programa. O Twitterrific tem duas versões, uma gratuita que mostra anúncios e uma Premium de 10 dólares.

Nenhum comentário: